[TRADUÇÃO] Entrevista da Taeyeon para o portal “MyDaily”

[Com músicas solo, OSTs, trasmissões e comerciais, a Taeyeon esteve ocupada em 2016].

“Eu tenho feito muitas coisas este ano, então às vezes me perguntam “por que você está trabalhando tanto?”. Como as integrantes do SNSD tem trabalhando duro nas suas atividades, eu pensei que eu deveria me adaptar. Eu também quis, de alguma forma, me desafiar. Afortunadamente, as reações foram positivas e eu estou muito grata”.

[Em fevereiro, a Taeyeon abriu o SM Station com Rain e mostrou vários gêneros com suas músicas Why e 11:11, mas ela também se destacou com as músicas para comerciais e para trilhas sonoras. A Taeyeon lançou muitas músicas este ano, mas não tem nenhuma que se pareça com a outra].

“Pessoalmente, eu não ligaria se as minhas músicas fossem parecidas. Se tem uma canção que eu quero que as pessoas escutem, que nos faça sentir bem, ou que eu queira me expressar através dela, eu continuo com ela. Mas a equipe ao meu redor diz “vamos mostrar algo diferente” e eu acabo seguindo as opiniões deles. Eu trabalhei com vários gêneros com o SNSD, então eu já tenho uma certa facilidade”.

[A Taeyeon mostrou coisas diferentes enquanto colaborou com músicos populares, como a Amber, o Crush e o Dean. Estas oportunidades tem grande significado, já que ela pode mostrar outros charmes, além dos que são apresentados com o SNSD e como uma solista]

“Eu gostei bastante do tom da voz deles, então eu trabalhei com eles. Eles são estilosos e antenados. Eu fico encantada vendo as apresentações e as músicas tão incríveis que são feitas por estas pessoas mais novas do que eu. E fico me perguntando ‘O que os inspira e como eles fazem para expressar isto tão lindamente?’. Eu gostaria até de entrevistá-los, se eu tivesse esta oportunidade”.

[Taeyeon é humilde e cuidadosa como sempre. Mesmo ela tendo um grande fandom, um apelo massivo e sempre obtendo bons resultados no que faz, ela diz “Eu ainda não tive um momento de satisfação”. Isto parece mostrar o quão rigorosa ela é consigo mesma].

“Eu ainda tenho muitos medos. Então eu não acho que alguma vez me senti “Wow, eu fiz isso!”. Este ano também, eu acho que eu fui um pouco cautelosa. Mesmo enquanto fazia shows e apresentações, eu me sentia triste pensando “Eu deveria ter feito mais?”. Em vez de elogios como “Você é a melhor”, eu penso em coisas como “Vamos tentar fazer um pouquinho melhor”.

[Expressões como “rainha da música” e “escutar e confiar na Taeng”, fazem a Taeyeon mais forte. É sufocante, às vezes, mas isso dá uma certa força à ela].

Eu não ligo para rankings. Eu estou apenas me comunicando com meus fãs através da música. Determinar o sucesso ou o fracasso através de rankings não é um pouco exagerado? Não é como se eu fosse lançar uma música e nunca mais lançar outra novamente. Eu fico mais feliz quando eu escuto elogios sobre a minha voz. Eu realmente gosto da expressão “Confiar e ouvir a Taeng”. Depois de apresentar todos estes bons resultados, isto se torna um fardo, mas eu estou confiante de que posso continuar trazendo boas músicas para as pessoas ouvirem. Há muitos gêneros no mundo, então eu apenas preciso mostrar uma variedade de coisas. Quando as pessoas escutam minhas músicas, terão aquelas que gostam e as que não gostam. Todos tem as suas próprias preferências. Meu trabalho é mostrar músicas que combinam com o humor e, lentamente, atrair uma pessoa por vez.

[A Taeyeon dá enfase na sinceridade “Se você se apresenta e canta com sinceridade, o sentimento é transmitido”. A Taeyeon confessa mostrar gratidão, afeto e confiança nos seus fãs].

“Eu realmente acho que todos os meus sentimentos são transmitidos quando eu canto com sinceridade, então eu pude encontrar meus fãs, olhá-los nos olhos e conversar com eles. No passado, eu não conseguia olhar meus fãs nos olhos porque eu ficava envergonhada, mas eu estou melhor nisso agora. O que se sente depois de olhar um fã nos olhos é ótimo. Eu quero mostrar uma melhor versão de mim nas premiações de final de ano, bem como nos concertos do próximo ano”.

[A Taeyeon que trabalhou duro este ano, está preparada para trabalhar duro novamente, senão ainda mais, no próximo ano. Ela já tem planos traçados para e está trabalhando em um novo álbum].

“Eu estou planejando me manter ocupada ano que vem. Eu não gosto de ter pausas. Mesmo que eu seja uma garota do tipo que gosta de ficar em casa, eu não gosto só de ficar em casa. Eu acho que eu fico muito preguiçosa se eu descanso por muito tempo”.

“Eu prometo recompensar os meus fãs com boas performances no ano que vem. O que se espera de uma cantora são performances, certo? Este ano, graças aos fãs, eu fui capaz de terminar um grande concerto. O Olympic Hall (onde foi o Butterfly Kiss) tem um grande significado para mim. Eu também quero, constantemente, lançar músicas que combinem com a estação. Acho que eu ficaria muito feliz se eu pudesse fazer concertos períodicos, de acordo com temas das estações.

[Taeyeon mostrou a sua composição “Pray” durante seu concerto solo e recebeu boas reações por parte dos fãs. Foi perguntado a ela sobre se tornar uma cantora-compositora].

“Eu não tenho muita vontade de mostrar minhas músicas ainda. Agora, eu não sou uma compositora. Eu sou uma pessoa que se expressa sendo uma cantora. Eu fico muito feliz tendo a oportunidade de mostrar músicas feitas por outros compositores e, vê-los felizes, me deixa feliz”.

[Depois de estar por aí durante 10 anos, a Taeyeon promete continuar mostrando-se como a “Cantora Taeyeon” para os fãs e para o público geral].

“Eu tenho estado por aí pelos últimos dez anos, agora eu acho que encontrei um pouco dos meus sentidos. Eu me sinto capaz de relaxar um pouco e, todas estas experiências, tem me ajudado muito. Eu quero ser uma Taeyeon que escolhe e pensa cautelosamente sobre as coisas no próximo ano”.

[Taeyeon é famosa por ser conhecida como uma garota caseira. Seus hobbies incluem unhas artísticas, colorir livros, maquiagem e, recentemente, mostrou interesse em confeitaria, através da transmissão no V-Live. Os fãs ficaram desapontados por que a Taeyeon não apresentou a música na TV e disseram “a música é boa, venha mostrá-la na TV também”]

“Recentemente, eu não fiz nenhuma aparição na TV para 11:11 e durante “Why” eu só promovi durante uma semana, por causa das preparações para os meus shows. Eu fiquei preocupada porque eu não pude me comunicar com meus fãs, então, recentemente, eu lancei a minha apresentação ao vivo, e eu planejo ver mais os fãs em performances no futuro”.

[Mas a Taeyeon ainda está muito cautelosa sobre atuação e shows de variedade]

“O Heechul do Super Junior me chamou para ir no ‘Ask us Anything’ mas eu só quis ser uma telespectadora. Lá em 2010, quando eu era uma DJ de rádio, eu fui capaz de fazer muitas coisas e ter muita diversão no rádio, mas o tanto de exposição em shows de variedade diminuiu. Depois disso, eu fui forçada a parar de fazer este tipo de atividades, devido à agenda do SNSD fora do país. Depois eu pensei “O que eu vou fazer num show de variedade agora? Eu não sou divertida…”

[A Taeyeon tem gasto muito tempo em casa. Ela tem traçado suas próprias metas e ela disse que tem feito bastante exercício]

“No verão eu trabalhei muito em exercícios de peso. Eu nunca fiz este tipo de exercício quando eu era mais nova, mas eu me desafiei a fazê-los. Geralmente, quando eu ia trabalhar, eu simplesmente pegava o carro e não tinha muita oportunidade de andar. Mas agora, se o lugar for perto, eu tento andar sempre que eu posso. No passado, eu estava preocupada porque eu era muito magra e pensava ‘tem algo de errado comigo?’. Mas agora, com 28 anos, meu corpo começou a ganhar peso por conta própria e isto foi interessante”.

[O artigo menciona como a Taeyeon passou um bom tempo confeitando durante o V-Live]

“Eu normalmente sou boa em confeitaria. Mas, em vez de fazer a massa e essas coisas, eu gosto mais de decorar. É divertido. Eu não pude fazer bem na transmissão, porque minha cabeça estava à mil, mas eu acho que vou ter que fazer isto outra vez, para recuperar a minha reputação”.

[Taeyeon se apresenta como uma pessoa matutina. Celebridades, geralmente, tem um estilo de vida irregular, mas a Taeyeon acorda cedo e começa seu dia assistindo às noticias. Taeyeon está com a facilidade de quem debutou à dez anos. Enquanto isso, a Taeyeon tem se preparado para as premiações de final de ano. Ela planeja ir ao MAMA 2016, em Hong Kong e prepara a agenda para depois disso].


Me desculpem qualquer erro T_T

Fonte: 1, 2, 3
Tradução kor-eng: OH_mes / ch0sshi.
Tradução eng-pt: Taeyeon Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *