TRADUÇÃO: Entrevista completa da Taeyeon para Céci Korea

Redação: Este foi o nosso terceiro encontro. Até agora, ela não é uma pessoa que se aproxima primeiro e conta um monte de histórias. Então a Taeyeon é uma pessoa a quem queremos fazer ainda mais perguntas e ficamos curiosos sobre o que ela está pensando. Desde que debutou como uma integrante do SNSD, a posição dela nunca foi abalada. Depois de lançar seu mini álbum “I”, as atividades sólo dela, que começaram ano passado, tem atraído opiniões favoráveis de um público ainda maior. Alguém disse algo como: a Taeyeon é apenas uma pessoa genuína que gosta de cantar e, depois de ouvir isso, eu pensei que as pessoas olham para ela com um determinado molde, uma vez que ela é a líder do grupo e também há rumores de que é caseira. Assim que ela entrou no local da sessão, ela nos disse “a quanto tempo” e perguntou se estávamos bem enquanto sorria. Nós começamos nossa conversa com a Taeyeon, quem disse que sessões de fotos ainda são difíceis, mas ela gosta de entrevistas.

Você nos disse diversas vezes que acha difícil posar para fotos, mas é difícil de acreditar porque você fica bem em todas.
Obrigada (risos). Sinceramente, você não pode ignorar a experiência que eu ganhei durante as atividades com o SNSD até agora e além disso, precisa ficar legal, então estou dando o meu melhor.

Como você nos disse mais cedo, o encarte de WHY é lindo, até mesmo da perspectiva de quem não é fã. Nós achamos que esse visual é o que mais combina com você.
Normalmente, tem muitas fotos que as outras integrantes tiram de mim. Se uma integrante gosta de tirar fotos, incluindo a Tiffany, e tira uma foto bonita de mim, eu fico satisfeita por dias (risos). Há muitas fotos engraçadas de aplicativos com os quais eu gosto de me divertir também.

Nós fizemos várias sessões de fotos juntos e nunca vimos você não aprovar o cabelo, a maquiagem ou as roupas que a equipe prepara. Você é tão confiante assim? (risos)
Mais do que confiança em mim, eu confio (na equipe). Eu gosto de pensar que eles sabem fazer isso e vão me tratar bem. Eu confio nas palavras da equipe, que são experts em suas determinadas áreas e me conhecem por um bom tempo. Meu trabalho é expressar bem o trabalho deles, independente da cor que eles escolherem para mim, ou como me arrumarem, eu tenho que expressar isso. Se o resultado não for bom, é mais uma lição para aprender.

Mas quando o resultado sai, todo o feedback vem no nome da Taeyeon.
Eu apenas confio neles, especialmente em editoriais como hoje, que não são simples. É uma aparência chamativa e enfeitada, então eu vou com uma atitude de “eu estou experimentando um novo estilo, se não for agora, quando eu tentaria isso?”

Nós procuramos e não há muitas entrevistas com você, mas, mais facilmente, encontramos você em “reality shows”, eles são menos difíceis para você?
Eu tenho uma inclinação a não gostar de coisas que são pre-determinadas e em um molde, eu prefiro ser natural. Para sessões de fotos e entrevistas, o clima do lugar tem um grande efeito. “Reality shows” não tem uma configuração específica e seguem o fluxo e o que realmente acontece, então combina mais com a minha personalidade.

Se você tivesse que escolher a principal qualidade da Taeyeon como pessoa, como você a explicaria?
Honestamente, eu não sei se eu me conheço tão bem, mas o meu eu normal tem um pouco de altos e baixos. Eu tenho tendência a ser afetada pelo clima do ambiente, então é difícil dizer. É muito difícil me descrever em uma única palavra. Eu acho que as integrantes, que estão sempre comigo, me conhecem bem. Eu sou uma pessoa que segue o fluxo, como a água, que flui naturalmente.

Mas na sua profissão é difícil ser natural. Você tem que colocar muito esforço para apresentar uma performance perfeita.
Isso é verdade. Então estou sempre nervosa quando subo no palco. É um trabalho onde você tem que se expressar em um curto período de tempo que lhe é dado. Então muitas vezes é difícil. Mas quanto mais eu faço isso, mais minha personalidade vai aparecendo. Até quando eu canto, ao invés de mostrar todas as emoções de uma vez, eu tento expressá-las de acordo com o fluxo.

Você esteve na capa da Ceci em janeiro de 2014. Nem tanto tempo passou desde então, mas em 1 ou 2 anos, você definitivamente tem um ar de maturidade.
Eu tive que tomar muitas decisões por conta própria, eu fiquei um pouco mais “cabeça fria”. Sinceramente, é difícil para uma pessoa como eu, que não tem uma “cor” definida.

O que você quer dizer com não ter uma cor definida?
Por exemplo, sou muito próxima da Tiffany e nossos corações são bem alinhados, mas nossos gostos são diferentes, completamente opostos. Tiffany sabe claramente o que ela quer e sabe como expressar isto precisamente, quando se trata de coisas como cores e formas, por exemplo. Eu sou mais indecisa e levo muito tempo para tomar decisões, então eu não posso dizer facilmente o que eu quero. Eu não sou de mim mesma, algumas vezes. Mas assim que eu comecei as minhas atividades solo e com toda a equipe voltada só para mim e todo o trabalho acontecendo comigo no meio, eu tive que liderar e tomar muitas decisões. Foi tão complicado, mas agora eu estou descobrindo métodos para tomar decisões. Eu aprendi muito sobre desistir de coisas que não importam e supervisionar coisas que são mais importantes.

Apesar disso, suas atividades solo são agradáveis?
São agradáveis no palco, mas quando eu desço do palco, minha cabeça fica caótica e eu tenho muitos pensamentos se eu fiz isso ou aquilo certo ou o que devo preparar daqui pra frente. Eu procuro a equipe para saber a reação deles.

Tem pessoas que gostam de liderar e tomar decisões, e tem pessoas que acham isso cansativo, de que lado a Taeyeon está?
Agora, eu acho que tem muito mais para aprender. Eu estou em um lugar onde preciso de ajuda para escolher e tomar decisões, em vez de decidir tudo por conta própria. Acho que seria bom se eu fizesse tudo sozinha, mas esta não é a realidade. Eu tenho muitos medos.

É medo de falhar? Que os resultados sejam ruins?
Não é isso. Eu tenho medo do arrependimento. Se eu estou por conta própria e faço escolhas que combinam comigo, seria o ideal, mas minha decisão poderia estar errada. O medo tem a ver com arrependimento. Como resultado, eu preciso de pessoas que me olham com objetividade e eu acho que é certo receber diferentes opiniões constantemente. Esse trabalho não é feito só porque eu gosto de fazê-lo. É verdade que é cansativo, mas o correto é trabalhar em conjunto. 

“Starlight” começa com a letra “o amor é incrível”. O que na vida da Taeyeon agora é incrível?
O mais recente foi o meu concerto solo “Butterfly Kiss”. Talvez agora eu posso relaxar no palco porque eu fui capaz de encarar o público. Eu faço shows frequentemente, mas desta vez foi diferente. Mesmo que nós não nos falamos diretamente, eu pude sentir que os fãs estavam sorrindo ainda mais, e foi diferente de antes. Eu acho que eles se divertiram comigo.

Comparando o debut com o SNSD com a primeira vez que você subiu no palco como uma artista solo, o que te fez tremer mais?
Com certeza, a minha primeira atividade solo. É tão diferente de quando estou com as outras integrantes. Parecia que todas as minhas experiências até aquele momento tinham desaparecido e eu me senti começando de novo. Eu pensei que, normalmente, eu não tremia tanto, eu ficava ansiosa para estar no palco, mas quando eu fui cantar “I” pela primeira vez, eu tremia tanto que até o microfone estava tremendo. Até quando eu penso agora, isso me faz tremer.

Depois que você participou em “Shake that brass” da Amber ano passado, você esteve promocionando incansavelmente até agora. Mesmo tão ocupada, sua expressão parece mais relaxada que antes.
Não teve uma mudança especial. Eu sempre me preparei antes de subir no palco para cantar, mas eu acho que as coisas que senti depois de conversar com os fãs pelas redes sociais surtiram efeito. Se você olhar apenas para a minha personalidade, eu gosto de guardar as coisas para mim mesma e escondê-las, em vez de demonstrar tudo. Mas graças aos fãs, eu percebi que é preciso fazer as coisas que eles querem e as coisas que eu quero fazer e as coisas que devem ser feitas daqui pra frente. Eu comecei a pensar que quando se trata de música, eu não devo recusar projetos com o coração pesado, mas sempre que eu puder fazer as coisas, eu devo fazer muito disto ou daquilo. Eu fui capaz de aceitar duetos e participações em músicas mais confortavelmente.

Sua vontade de fazer as coisas que os fãs querem é um tipo de amor.
É um sentimento parecido com o de querer estudar e ir bem nos estudos para receber elogios dos pais. Eu quero receber boas notas e mostrar para todo mundo. Então fãs são como amigos de 10 anos, com nossos corações conectados como em uma relação de pai e filho. Eu posso sentir o coração deles devotos a mim, desde minhas refeições, até minha saúde, eles se preocupam bastante (risos).

Quando uma integrante de um grupo feminino debuta solo, geralmente o conceito sexy é apresentado. Nós estamos curiosos sobre quais preocupações você teve ao cantar “I”, uma música que não é nem sobre amor.
Com o meu trabalho, eu me preparo antes e com um número incontável de pessoas, mas se eu estou sozinha, eu tenho meu posicionamento. Eu penso muito sobre que “cor” vai combinar mais comigo. Eu penso que eu queria fazer algo que é como eu, sereno e natural. Nós pensamos muito em qual gênero eu deveria escolher, e como a melodia poderia ser expressada. E sinceramente, sexy não é uma palavra que pode me expressar bem (risos).

Nós sentimos que você cresceu como uma artista que pode contar sua própria história, como ela é.
Teve uma parte de mim que pensou que as pessoas poderiam prever, quando eu anunciei que lançaria um álbum solo, que seria como as OSTs que cantei e receberam muito amor ou baladas emocionais. Mas há tantos gêneros que eu posso fazer e eu quis mostrar um lado diferente de mim, que ainda não tinha sido mostrado. Não é que eu tenho um gênero específico. Mas, como cantora, eu quero que todos escutem várias canções.

Qual é o caminho que a Taeyeon de 28 anos, que está no seu décimo ano como cantora, quer tomar daqui em diante?
Eu não sei. Eu não sei quando responderei a esta pergunta novamente, mas falando por agora, eu não pensei em nada além da música. Daqui pra frente, eu penso que vou continuar fazendo música em um caminho natural e calmo, sem excessos, com riscos cuidadosamente selecionados. Você estava esperando uma resposta grandiosa?

Não. Você vive dizendo que você é calma e natural, mas você conquistou tanto até agora. Nós não achamos que você deve ter medo.
Eu acho que chega uma hora que você não pode mais ter medo. Se a situação muda, uma pessoa precisa mudar para se adaptar. Eu vou dar o meu melhor, então eu não vou temer e eu vou prestar atenção nas coisas que precisam da minha atenção.

O que você costuma fazer em casa? Você sabe várias gírias de internet e sabe usá-las no lugar certo, no momento certo.
Eu uso VOD (view on demand) para assistir a filmes, séries e programas. Os fãs me ensinam as gírias de internet. Quando eu vou checar as redes sociais, eu consigo ver as reações dos fãs e deixo mensagens para ter uma conversa com eles. Sempre que eu faço isso, eu aprendo a linguagem dos adolescentes de hoje em dia (risos). Estou aprendendo com eles.

Fãs mulheres estão muito curiosas a respeito da sua rotina de beleza. Qual é o segredo da sua constante “beleza de fada”?
Sinceramente, nos dias de hoje eu não estou sendo capaz de ter tanto cuidado com a pele quanto eu tinha antes. Eu tento usar produtos em casa. Mas mais do que a pele, eu fiquei interessada em detox e em consertar a postura. Eu me exercitei durante um tempo para aumentar a minha resistência, enquanto me preparava para o concerto. Mas cada pessoa é de um jeito, então para alguns, exercício pode ser esforço em excesso. Eu quero focar mais em minha circulação e em manter o meu corpo.

 Por último, que palavras você quer deixar nas páginas da Ceci? Qualquer coisa está bom.
É um tema muito amplo, o que estaria bom? Ah, “natural e calmo, como o fluxo da água”, deixe estas palavras (risos).

cr: Sonexstella, Taeyeon Brasil

Um comentário em “TRADUÇÃO: Entrevista completa da Taeyeon para Céci Korea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *