Entrevista completa da Taeyeon para a revista K-Wave

Em um post anterior, foi traduzida apenas uma parte da entrevista da Taeyeon para a K-Wave de março. Agora, já que a entrevista completa foi traduzida do coreano para o inglês, pude fazer a tradução para o português. Ah! Também foram divulgadas novas fotos da sessão, veja aqui na galeria e confira a entrevista abaixo:

Clique para ver imagem em tamanho realAs “cores” do álbum solo da Taeyeon parecem um pouco diferentes das que existiam no SNSD. Depois de “I”, “Rain” foi inesperado.
Quais tipos de músicas você pensou que eu iria fazer?

Vamos ver. Alguma coisa entre a imagem inocente do SNSD e a imagem fofa e brilhante da Taeyeon?
Haha, minha personalidade tende a ser livre e não áspera, então as músicas são semelhantes a isso. Como se estivesse em um sonho, eu gosto de coisas naturais. Apenas alguma coisa que seja livre.

Sua disposição livre e natural é refletida no seu álbum.
Isso deve ser verdade. Alguns fãs disseram que sentiram um novo charme no meu primeiro álbum solo.

Sempre que você lança uma música, é um all-kill. Foi assim desta vez também, certo?
Eu estou muito agradecida. Meu primeiro álbum (I) recebeu muito amor, então, muitas pessoas continuaram a esperar pelo que viria depois disso. Esse álbum (Rain) é um single digital, mas teve uma reação tão grande que eu até recebi várias ligações de muitas pessoas me parabenizando. Meu manager, minha família, até pessoas que não falaram comigo durante (I), me parabenizaram por telefone.

O que os membros do SNSD disseram?
Para os membros, isso é natural porque elas acompanham todo o meu processo através da música. Elas são calmas, tipo “isso está bom” (risos). Quando elas exageram, é dizendo que sabiam o que iria acontecer, sabiam que iria ter um bom desempenho, ou dizendo que está incrível. Haha.

Quando você está decidindo sobre o conceito de um álbum, o que você leva em consideração?
Eu mostro os resultados para a Tiffany. Antes das gravações, eu mostro as versões não editadas das fotos dos álbuns ou dos music videos para ela. Não sei porquê, mas eu sinto que ela é boa nisso. Me sinto mais segura depois que as coisas passam pela Tiffany.

Clique para ver imagem em tamanho realEntão, o que ela disse? Sua primeira impressão de Rain.
Ela disse que ela realmente gostou. Ela disse que é diferente do que ela estava pensando e o vídeo dá sensação de estar natural e “cru”. Quando você assiste a um vídeo do SNSD, todas as roupas dos membros estão combinando e nós dançamos em sincronia. Ela disse que ela gosta de Rain porque ele foi filmado confortavelmente, de uma forma mais descontraída, com uma sensação diferente dos vídeos do SNSD.

Depois de ouvir “I”, eu me perguntei se esse álbum seria semelhante. Eu acho que este buscou um sentimento de liberdade e algo meio hippie. “I” teve uma imagem meio roqueira, mas “Rain” foi diferente.
Dessa vez, pode-se sentir um pouco de jazz. Nos dias de hoje, a música não está presa a um único gênero. Há algumas músicas que misturam jazz com R&B, por exemplo, e é difícil ficar presa a um único gênero. Se você pensar bem, “rain” é uma mistura de jazz, R&B e balada.

Mesmo assim, devo dizer que tem a essência única de uma música coreana? É meio familiar.
De verdade? Então estou aliviada. Todas as músicas que recebi foram criadas por compositores estrangeiros, então eu me preocupei se iria combinar com os gostos coreanos. É provável que isso ficou mais natural com as letras em coreano.

O álbum solo da Taeyeon é sofisticado.
É de alguma forma meio pop, mas parece ambíguo.

Quando eu ouço o seu álbum solo, eu posso sentir que a Taeyeon estava musicalmente ansiosa.
Ah, eu? Eu não estava tanto. Com o SNSD e cantando alguns OSTs eu estava satisfeita. Mas quando eu olho para trás, eu acho que não sinto que eu realmente já cantei como o meu coração desejava. Através das atividades solo, agora eu sinto “eu estou cantando”.

Como você é parte de um grupo, em vez da cor individual da Taeyeon, você não poderia deixar de mostrar outra coisa senão as cores do SNSD, certo?
Se o SNSD cantou músicas alegres que combinam com a imagem do grupo, agora devo seguir uma direção que condiz com as histórias que quero contar.

Por isso muitas pessoas estão dizendo “ah agora a cor individual da Taeyeon está aparecendo. É madura. Ela cresceu musicalmente”, já que eles estão ouvindo seu álbum solo.
Mas não é tipo “este é o tipo de música que eu realmente quero fazer”. O meu tipo de música muda de tempos em tempos e, mesmo se eu quero fazer este tipo de música desta vez, na próxima vez eu vou querer tentar algo diferente. Se você olhar desta forma, pode ser que minha própria cor não é muito definida, mas se você olhar de outra forma, pode ser que eu posso fazer qualquer gênero musical.

Clique para ver imagem em tamanho realNão é como procurar roupas que te sirvam?
Eu acho que sim. Eu ainda estou procurando.

Se as pessoas estão esperando algo diferente de você, musicalmente falando, não é desesperador?
Claro que sim. Quanto mais o tempo passa, muitos amigos debutam, que são jovens, lindos e com frescor. As pessoas ficam atraídas por coisas novas. Então, antes de um comeback, nós realmente nos preocupamos muito com o que nós precisamos mostrar ou o que devemos fazer. Porque com tantas atividades, eu acho que nós saturamos a nossa imagem. Nós promovemos na Coreia, no Japão também, então nos preocupamos com o que devemos mostrar agora.

O “tempo de vída útil” de um idol tende a ser breve. Já que há uma janela de tempo para as atividades.
Isso é verdade. Então quando vamos para shows musicais, eu me pergunto se tem um lugar onde nós deveríamos ficar, já que tem jovens de 15 ou 16 anos. Tem uma diferença  de 10 anos de idade entre mim e a Yeri do Red Velvet. Ela nasceu em 1999 e eu em 1989. Esta é uma ocasião onde isso é percebido, então é óbvio e desesperador quando você está desenvolvendo um conceito. Você não pode fazer nada quanto a isso, mas você se preocupa.

Taeyeon do SNSD, Taeyeon solo, Taeyeon do TTS. Não é difícil dar conta dos três ao mesmo tempo?
Há algumas integrantes que atuam, nós estamos divididas em diferentes campos e com um monte de atividades individuais. Eu não acho que nós pudemos mostrar para as pessoas tanto do nosso lado musical. TTS, como representantes do SNSD, tem sido capaz de mostrar uma imagem e uma música que o SNSD ainda não tinha sido capaz de mostrar e isso tem preenchido o campo musical, então eu estou contente com isso. O que eu posso mostrar com as membros e o que eu posso mostrar sozinha é diferente, então não é tão difícil assim. Na verdade, eu gosto disso.

Você disse que queria falar muito sobre música durante a entrevista, então eu senti como se você tivesse despertado para a música.
É porque a única coisa que eu sei fazer bem é a música (risos). Recentemente, as pessoas tem me perguntado se eu gostaria de atuar. Todo mundo está atuando então me perguntaram se eu penso em atuar, mas eu gostaria de cantar como se deve, pelo menos uma vez. Eu nunca cheguei a cantar ao ponto de alcançar o meu limite. Como eu sou, publicamente, uma cantora, eu quero fazer isso certo, pelo menos uma vez, e depois pensar em fazer outras coisas.

Você é tão legal.
Eu quero fazer pelo menos uma coisa como deve ser feito.

Você deve ter ouvido, tantas vezes, que você está indo tão bem. Mas ainda assim, seu coração continua modesto, isso é admirável.
É impossível satisfazer a si mesmo. Todo mundo é assim (risos)

A premissa de que “porque ela é um ídolo” deve ter sido o meu próprio preconceito. Então eu pensei que todo mundo fosse igual.
Se você diz ídolo, você pode imaginar que eles apelam para o visual, o lado externo. De toda forma, eu quero me mostrar de uma forma legal, mas eu ainda penso que o foco é a música. Eu sempre sou questionada sobre várias coisas, como moda, estilo ou outros interesses, mas eu realmente só quero falar sobre música.

Clique para ver imagem em tamanho realSua risada é muito vigorosa. Na verdade, um amigo próximo gosta muito do som da risada da Taeyeon, mas ele fica desapontado pois é algo difícil de se ouvir nos dias de hoje. Ele escutava frequentemente quando você era uma DJ de rádio, no passado.
Eu era um pouco imatura, quando eu era uma DJ.

Sua personalidade mudou um pouco? Já que você estava nos seus vinte e poucos.
Quando eu penso sobre isso, acho que mudei muito. Eu comecei no rádio quando eu fiz 20 anos e me tornei adulta. Eu li e contei histórias, como se eu soubesse das coisas. Agora, quando penso nisso,  hum. Naquela época, eu não tinha experimentado muitas coisas, então quando eu comentava, eu achava inadequado. Eu fiz várias vinhetas, shows de variedade e eu não podia deixar de ser alegre. Minha personalidade ficou assim, sem eu nem ao menos perceber. Conforme o tempo foi passando e eu fui ficando mais velha, eu me tornei mais madura. Quando eu era uma jovem idol, eu dava as minhas opiniões e entrei em conflito com muitos netzens, e eu cresci através disso. Fui muito magoada também. “Ah, é assim que eu estou sendo vista. Essa não é a minha intenção. Eu não posso ser vista dessa forma”. Eu acho que eu senti muito disso.

Eu acho que você amadureceu com as dificuldades, onde você se magoa e o processo de cura que tem depois.
Eu acho que quando eu era DJ e meu período de amadurecimento estava interligado a isso, eu era muito grata pela rádio. Depois de terminar as atividades na rádio, não tiveram oportunidades para conversar. Eu conversava muito animada, e agora que eu raramente faço shows de variedade, não tenho oportunidades para conversar. Certo dia, quando eu estava fazendo uma entrevista, eu esqueci como se falava. Quando a luz da câmera acendeu, eu comecei a tropeçar nas palavras e, depois disso, tiveram momentos que passei mal diante das câmeras.

Ninguém iria imaginar que a Taeyeon passa mal com as câmeras. Tem algumas pessoas que dizem  que a sua música mudou conforme sua personalidade mudou um pouco.
Devo dizer que minha personalidade é meio escura? Tem um lado meu que é meio sensitivo. Se eu estou com as integrantes, eu sou brincalhona. Normalmente, eu sou muito quieta, gosto de ficar sozinha. Das integrantes, eu sou a que tende a aproveitar menos as coisas.

Não é por isso que você gosta de brincar com cachorrinhos? Você compartilha histórias com cachorrinhos em casa?
O que eu posso fazer se os cachorrinhos gostam de mim? Eles gostam de mim, sem ao menos perceber.

Eu acho que sua personalidade tem-se refletido no álbum.
Sim. Quando eu estava começando as preparações solo, eu estava pensando sobre qual tipo de música eu deveria cantar e eu decidi que frio e calculado não combinava comigo, já que gosto de conforto e honestidade. Eu  me propus a mostrar uma música que era semelhante a isso. Cantora sexy não combina comigo e eu não sou a BoA unnie, então eu nem sequer poderia pensar em exibir uma performance. Eu só estou começando agora, então eu realmente queria apenas voltar ao começo e queria tipo desenhar em um papel em branco. Então, a música que saiu disso foi “I”.

Existe um método ou um padrão pelo qual você seleciona a música?
Cada empresa de entretenimento tem um departamento de ANR . É um departamento que administra as gravações e quando há uma gravação a ser realizada, eles entram em contato com muitos compositores. Depois disso, a equipe ANR faz a primeira etapa de filtragem e, em seguida, me deixam escutá-las. Depois disso, nós discutimos em conjunto e é assim que nós escolhemos.

Deve ter sido assim que você escolheu Rain desta vez também?
Sim.

Clique para ver imagem em tamanho realComo foi? Quando você a ouviu pela primeira vez?
Assim que eu ouvi pela primeira vez, eu realmente gostei. Eu realmente gostei do ritmo. Eles disseram “Você quer esta canção? Ou devemos dá-la a outra equipe?” E eu disse “Não, para quem você vai dar isso? É minha. Eu vou fazer isso. Eu vou fazer isso”. (Risos) Eles disseram “Será que este estilo vai ficar bom?” E me perguntaram mais uma vez e eu disse “Eu realmente gostei?” . A empresa não gostou da segunda música (Secret). Eu disse que ela era minha. Eu disse que precisava fazê-la de qualquer maneira e que a empresa não poderia ganhar. Muitas pessoas gostaram dessa música, mais do que eu esperava . Eu não podia acreditar, foi um resultado inesperado. Claro, há músicas que eu gosto e que não vão muito bem.

Certo. Não havia um fenômeno de, se Taeyeon não gosta, então vai ter sucesso?
Foi assim durante o SNSD. Eu não gostava  de Gee e Oh!. Mas no ano em que promovemos essa música (Gee), ganhamos um grande prêmio e fomos #1 por 9 semanas consecutivas. Eu quis saber porque as músicas que eu gostava não se saiam bem.

Elas devem ter sido músicas que estavam entre o apelo popular e o apelo artístico.
Eu não acho que meu código se encaixa com o apelo popular. Canções com apelo popular tem um gancho que se repete, por isso é bom para cantar junto. Eu gosto mais de músicas onde você não consegue dizer onde está o refrão e onde o segundo verso começa. Eu realmente gosto de músicas que são fantásticas ou de salão [?].

Logo, cada novato deve cantar a sua canção para a Taeyeon. Se você ouvir e não gostar dele, ele vai fazer sucesso.
Isso é apenas para o SNSD. Hahaha.

Essa música é emocional e rítmica, o arranjo é bom. A voz de Taeyeon soa forte. Sua voz é um pouco energética. Devo dizer que tem um tom alto e você pode sentir a energia? Então eu pensei que canções suaves serviriam mas essa música se adapta muito bem.
Mais do que este ser meu estilo, eu acho que estou expressando-o de uma forma que combina com a música. Isso não é realmente uma coisa boa. Eu sinto que eu não tenho a minha própria cor específica. Minha voz e meu tom não são coerentes, de modo cada vez que canto, eu sempre penso “Ah, como eu deveria fazer isso?” É difícil. Claro, as pessoas dizem de uma forma positiva. Elas me dizem que isso é realmente uma coisa boa, pois eu posso mostrar canções, sem estar vinculada a um gênero. E se você pensar assim, isso pode ser uma coisa boa também. Mas eu tenho mais colapso mental do que qualquer coisa. Por enquanto.

Cantores, ou ídolos, ou SNSD são tão famosos que existem muitos casos em que você tem que limitar o seu comportamento. Se você fizer aquilo, haverá menos oportunidades para viver experiências e poderia tornar-se difícil de expressar esses sentimentos.
É por isso que eu assisto a muitos filmes. Quando eu assisto a filmes, eu posso sentir isso e eu posso sentir aquilo. Eu sinto como “Ah, existem pessoas assim também”. Como esperado, há uma série de limitações. Onde é que os amigos que se tornaram famosos vão para experimentar coisas livremente? Mas eu comecei a minha vida adulta primeiro, por isso tenho um monte de conversas com adultos, e aprendo muito através das histórias dos integrantes da equipe. Era ótimo, se machucar em uma idade jovem. Eu acho que é necessário ter tempo para se machucar. Um pouco. (É difícil se é muito.)

Os artistas precisam refrescar suas mentes. Como você faz isso?
Eu ainda estou procurando por isso. Sou uma pessoa muito caseira, então eu acho que a única coisa que faço é beber de vez em quando com os membros. Quando eu consegui minha carteira de motorista e tinha um carro, eu dirigia por aí, mas os paparazzis me seguiam, então eu tive que parar. Isso tornou-se uma limitação e eu me tornei consciente disso, então eu chamo amigos para vir em casa, ou passo tempo com as outras integrantes.

Isso me deixa um pouco triste. O que você faz em casa?
Eu bebo, eu assisto a filmes. Me alimento (ela hesita por um momento)… Eu tenho que encomendar. Eu não sei cozinhar. (Risos)

Clique para ver imagem em tamanho realQual é o prato que você cozinha bem?
Um prato? Posso dizer cereal? Estou morando com a Tiffany no momento, a personalidade dela é muito extrovertida. Graças a ela, eu saio de casa e faço as coisas. Você sabe, a cultura de uma amiga americana. Sempre que é um dia especial, ela diz que precisamos fazer cupcakes. Ela me diz para fazer coisas enquanto estou fazendo cupcakes. Então eu acabo fazendo isso com ela. Quando ela diz que precisamos fazer biscoitos, eu faço com ela. Ela diz que precisamos escrever um cartão, então eu escrevo. Não importa o quê, ela diz que precisamos fazer juntas (Risos). Então eu acho que eu acabo colocando a mão na massa, pelo menos, por causa disto.

A personalidade contagia? Ou se tornam semelhantes?
Mmm, eu não sei. Nossos gostos são um pouco diferentes. Mas nós somos muito compatíveis. Se Tiffany é vermelho, eu sou azul. Mas fascinantemente, somos compatíveis. Eu acho que é porque moramos juntas a muito tempo. Já faz mais de 10 anos que vivemos juntos. Nós não provocamos uma a outra, porque uma sabe o que a outra não gosta. Nós evitamos o que a outra pessoa não gosta pois nos conhecemos bem. Quando eu tiro sarro dela, eu sei o limite. Então eu paro ali mesmo, até mesmo se ela não fica com raiva, eu sei que posso provocá-la. Então não faço isso até esse ponto.

Seu relacionamento com os membros ainda é muito bom. Vocês ainda fazem coisas juntas.
Eu estive com elas por mais tempo do que com a minha família. Eu sou de uma área rural e eu vim para Seul quando eu era jovem, eu vi aos membros mais do que a família. Mesmo se eu as vejo pela primeira vez depois de um mês sem vê-las, parece que eu as vi ontem.

Seus gostos musicais são diferentes dos da Tiffany?
Eu acho que nós temos gostos semelhantes para escutar música. Ouvir música é diferente de cantar. Existem gêneros que são fáceis de cantar, e outros que são confortáveis ​​para ouvir. Nossa audição é semelhante. Mas quando se trata de canto, cada uma de nós temos diferentes gostos.

Nos enteramos de que você escuta Rihanna frequentemente.
Eu ouvi dizer que ela lançou um novo álbum, então estou ouvindo ele. Eu gosto de músicas fortes como as dela. Eu gosto de hiphop, R&B e soul – Eu realmente gosto desses gêneros. Mas se eu acabar fazendo música como essa, eu não tenho certeza se vou ser capaz de fazer bem.

Quando você está sozinha, você não pratica rap?
Tinha um rap que eu estava preparando para o álbum do TaeTiSeo. Mas eu não pude fazê-lo. Era minha parte e cada vez que chegava naquele momento, minha boca não abria. Então eu passei essa parte para a Tiffany. Era uma canção chamada”Stay”. Mas eu não pude fazê-lo, não saia. Eu questionei porque eles estavam me obrigando a fazer algo que eu nunca tinha feito antes e eles disseram apenas para experimentar uma vez. Mas eu disse que eu não poderia.

Então, vamos dizer que você não está pensando em fazer hip hop.
Hip hop não é apenas rap. Hahaha . Há hip hop R&B e há muitos outros, por isso não posso desistir ainda.

Na verdade , você fez I com Verbal Jint. Há rap ali.
Eu não tenho certeza se eles estavam brincando comigo, mas, novamente, o manager me disse para fazer esse rap. Tinha uma parte de rap feminino também. Mas foi demais para mim. Além disso, eu não acho que o rap era o certo para o meu primeiro álbum e eu acho que eu ainda preciso de mais tempo para o rap. Vamos colocar rap em espera por enquanto.

cr: SonexStella (tradução kor-eng), TaeyeonBR (tradução eng-port)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *